loader image

Entra em vigor a lei que prorroga desoneração da folha de pagamento até 2023


Entrou em vigor a lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento até 2023, englobando dentre outros setores, o da construção civil. De acordo com os beneficiados, a medida permite a manutenção de 6 milhões de empregos. O normativo possibilita a substituição da contribuição previdenciária paga mensalmente pela empresa por um tributo que incide sobre a receita bruta, com o objetivo geral de diminuir a carga tributária das organizações para potencializar a economia. Sancionada em 31/01/22, a Lei nº 14.288/21 prorroga até 2023 a desoneração da folha de pagamento para muitos setores da economia (como empresas de construção e obras de infraestrutura, fabricação de veículos, tecnologia da informação e da comunicação, transportes, etc.). A desoneração da folha permite às empresas dos setores beneficiados pagarem alíquotas que variam de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de pagamento dos empregados.

Na carga tributária paga pelas empresas, há um tributo pago ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que é a contribuição previdenciária patronal devida pelas empresas. Com a nova legislação, a desoneração da folha de pagamento é a possibilidade da retirada do pagamento convencional da Contribuição Previdenciária Patronal e substituição dela pela Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), o imposto que incide sobre a receita bruta do empreendimento. A receita bruta compreende a receita decorrente da venda de bens nas operações de conta própria e da prestação de serviços em geral, e o resultado auferido nas operações de conta alheia. A ideia é que esse mecanismo possibilite maior contratação de pessoas e, como forma de compensação pela prorrogação da desoneração, a nova lei prevê ainda aumento em 1% da alíquota da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) de Importação.

Um ato do Poder Executivo definirá mecanismos de monitoramento e de avaliação do impacto da desoneração da folha de pagamentos sobre a manutenção dos empregos nas empresas afetadas.

Compartilhe

Veja outros artigos

Outros artigos que talvez você tenha interesse

Entre em contato Conosco

Nossos escritórios estão estrategicamente localizados em regiões centrais das capitais de Santa Catarina e Paraná.

Escritório Florianópolis - SC

Av. Mauro Ramos, n. 1970, sala 906,
Edifício Koerich Beiramar Office - Centro
CEP 88.020-304
(48) 3304-4275

Escritório Curitiba - PR

Av. Cândido de Abreu, n. 470, sala 1407, Edifício Neo Business - Centro
CEP 80.530-000
(41) 3122-2044

Se preferir, você pode nos enviar uma mensagem. Entraremos em contato com você o mais brevemente possível.

Escritório Florianópolis - SC

(48) 3304-4275

Escritório Curitiba - PR

(41) 3122-2044